quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Essa tal perfeição

Olá aventureiros, como está sendo a semana de vocês?? Que bom que vocês estão aqui pra lerem o post de hoje? Já sabem o que é? Quem me acompanha nas redes sociais devem estar sabendo. De qualquer forma vamos nessa aventura e ler mais esse assunto.

Eu andei assistindo alguns vídeos que são episódios da série no site da Barbie, a boneca mais famosa e desejada de todos os tempos. O nome da série é Barbie Life in the Dreamhouse. Talvez seja meio polêmico o fato de eu estar com meus 20 anos de idade e assistir vídeos da Barbie, mas eu gosto de vê-los por uma razão: inspira certa perfeição. 

Acho engraçada a ideologia de vida perfeita que é utilizada nos episódios de uma forma inocente e tão bem explicitada que ao assistir pensamos, ainda que de forma sutil, como seria uma vida perfeita onde tudo é muito fácil e simples e tudo conspira ou termina a favor do personagem principal. 

Comecei a fazer reflexões sobre essa ideologia e isso me inspirou a escrever esse post.

Acredito que nem todos buscam a perfeição em seu sentido literal, ou seja, nem todo mundo quer ter uma vida onde as coisas sejam certinhas e sigam ideais de perfeição. Mas existem pessoas, que assim como eu, daria muito para viver uma vida perfeita se ela existisse. Como a vida seria se tudo fosse perfeito, tudo certinho e tudo fácil? Creio que seria bom até um limite e depois não teria graça nenhuma.

Mas como seria esse mundo perfeito se cada um de nós temos uma ideia sobre perfeição e criamos individualmente um ideal de perfeição?
Por exemplo: eu tenho uma ideia de que vida perfeita é uma vida onde eu posso fazer o que eu bem entender, na hora que eu bem entender e ninguém vai pegar no pé por isso, mas vida perfeita pra você é com tudo planejado, tudo programado e as regras são essenciais. Isso daria um pé de guerra entre nós, pois perfeição pra mim é uma coisa e pra você é outra.

Em minhas reflexões, observações do mundo a minha volta e conversas com pessoas que me cercam, constatei que cada pessoa tem um ideal e baseiam a sua vida nesse ideal. O ideal é o que temos por perfeito, é o modelo que está em nossa mente no qual nos guiamos na busca por nossas realizações. Acredito que todas as pessoas carregam consigo um ideal de vida que gostariam de seguir literalmente. Ao termos um ideal pautamos cada passo que vamos dar, cada escolha que vamos fazer, cada decisão a ser tomada, cada projeto que realizamos na vida.

Mas quando nos deparamos com um mundo onde vivem aproximadamente 7 bilhões de pessoas, cada uma com o seu ideal, nos deparamos também com as frustrações. Nos frustramos quando precisamos de outras pessoas, e estas têm um ideal de vida diferente do nosso, nos frustramos quando o mundo conspira contra nós (parece que nada dá certo, não aparece oportunidades, não tem recursos, as pessoas não entendem), nos frustramos pelo mundo ser tão imprevisível, nos frustramos por uma infinidade de coisas.

O que é inegável é o fato de todas as pessoas em algum momento se frustrarem por algo que bate contra o modo de viver delas. Até mesmo a pessoa mais bem resolvida do mundo em algum momento se sente frustrada por algum acontecimento imprevisto.

Essa ideia de perfeição ou essa busca por um ideal de vida faz parte da vida do ser humano desde quando somos crianças e começamos a entender certas coisas. A admiração pelo pai, pela mãe ou por algum parente é uma busca por certo ideal. O fanatismo por celebridades, a admiração de pessoas à nossa volta, a imitação de certos jeitos e costumes de alguém que gostamos, tornar-se seguidor ou discípulo de alguém para aprender com ela são reflexos da busca por um ideal.

Um exemplo bem claro na minha vida é a busca pela santidade. Minha vida foi guiada desde a minha infância para ser pautada na vida de Jesus o qual tem sua maneira de viver e história de vida explicitada na Bíblia. Optei por seguir nessa crença de que Jesus é o ideal de vida que devo ter. Então acredito que só alcançarei a perfeição, literalmente, quando alcançar a santidade, pois Jesus é e sempre foi Santo. Essa é minha crença, meu ideal de vida.

A busca e a ideia dessa tal perfeição dependem de cada indivíduo. Mas todos sabem que aqui no Planeta Terra ou em qualquer planeta do Universo não existe a perfeição. Acredito que todos, de alguma forma, buscam ser perfeitos em algum comportamento, em algo que faz ou diz. Acontece que não existe uma fórmula ou um conceito comum do que seja a perfeição. Mas nós a buscamos mesmo sem querer, pois necessitamos de saber o que queremos, onde queremos chegar e como nós devemos ser.

E você, o que pensa sobre isso tudo? Você, assim como eu, gostaria de ser perfeito (a)? Já buscou ser perfeito (a) em algo? Ou não? Comentem aí, vamos bater um papo sobre isso. Aguardo ansiosamente a sua opinião.

Esse foi o post de hoje,
Até o próximo,
Beijos, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário