domingo, 23 de novembro de 2014

Precisa-se de cooperativas

Olá galera de aventureiras e aventureiros, como estão vocês??

Como o pessoal que está acompanhando as novidades pelas redes sociais já devem saber, o tema de hoje é sobre a ajuda ao próximo, a cooperação.


Eu como uma boa e velha viciada em joguinhos de fazenda, desde a época do Orkut (bom tempo aquele ein), estou jogando atualmente o FarmVille 2 no Facebook (alguém aí joga também?) e mais uma vez fui inspirada por uma das minhas atividades pouco normais pra minha idade.

No FarmVille 2 estão sendo lançadas as cooperativas que servem para unir os jogadores e estes pedirem ajuda ou ajudarem trocando ingrediente e favores entre si.

Isso me levou a pensar no mundo real onde as pessoas se unem e ajuda umas as outras. Ou não. Imaginei as dificuldades que temos para ajudar o próximo, as dificuldades que muitas instituições e projetos sociais têm para se manterem e para dar continuidade ao auxílio de grupos carentes e a dificuldade de romper com todo tipo de preconceitos que impedem os seres humanos a trabalharem em conjunto ou a auxiliarem um ao outro em suas necessidades.

Imaginem um mundo onde existissem diversas cooperativas que pudessem atender a todas as necessidades de pessoas que por uma infelicidade da vida estão passando por momentos difíceis e lhes faltam o essencial para viver. Por exemplo, uma família está passando por um momento onde os integrantes estão desempregados e faltam-lhes o alimento, tendo uma cooperativa outras pessoas iriam doar o que pudessem para essa família.

Mas existem instituições que ajudam, existem pessoas bondosas que ajudam, existem uma infinidade de projetos que prestam esse auxílio. Eu me pergunto enquanto escrevo esse texto o porquê de vermos tão poucas instituições e pessoas que atendem de forma livre e sem querer benefícios em troca. Me pergunto, principalmente, o porquê de muitas pessoas não conseguirem ajudar outras pessoas.

Já ouvi muitas pessoas dizerem que não gostam muito de ajudar quem aparece no portão de casa pedindo um prato de comida, pedindo dinheiro, pedindo até roupas e remédios. Sei que muitas vezes quando pedem dinheiro, principalmente quem já sabemos que bebe, irá gastar em bebidas. Mas se fôssemos bondosos de coração iríamos perguntar o que eles querem realmente e assim poderíamos prestar nossa assistência de forma a não dar algo que a pessoa fará outro uso da nossa bondade. Por exemplo, quando algum mendigo, que são as pessoas que mais pedem nos portões das casas, pedem dinheiro e perguntamos o que eles querem fazer com o dinheiro eles dizem que vão comer, é melhor dar um prato de comida ou algo para comerem.

Mas levando isso para outra questão, me pergunto por que é tão difícil perceber que alguém precisa de ajuda?? Pode ser que a vizinhança esteja passando por alguma dificuldade e nós nem notamos, às vezes um amigo precisa de um conselho e não notamos, até mesmo a pessoa mais próxima de nós dentro da nossa própria família precisa de receber um incentivo e deixamos de ver isso.


Assim como num jogo virtual, o mundo precisa de mais cooperativas. Cooperativas onde as pessoas se ajudam, onde quem tem ajuda quem não tem. Levando para todos os âmbitos da vida, social, financeira, moral, psicológica e religiosamente.  Precisamos aprender a entender e tentar suprir as necessidades do nosso próximo.

Todos ou a maior parte da população precisa de apoio em quase tudo. O ser humano vive em sociedade, pois precisa de outro para ter uma vida, no mínimo, confortável. Cada um faz a sua parte e todos usufruam o que for produzido e assim vai. Mas quando passamos a cooperar começamos a mudar a vida uns dos outros, nossa própria vida muda.

O que vocês acham disso?? Precisamos ter mais cooperativas de ajuda ao próximo?? Cooperativas onde prevalece a força de vontade de ajudar. O post de hoje foi esse. Comentem aí o que acham sobre o assunto e ficarei feliz de ler e responder.

Deus abençoe vocês.
Até o próximo post,
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário