segunda-feira, 30 de março de 2015

Sobre o que devemos pensar?

Olá aventureiros, estou sumida do blog há muito tempo, não é mesmo?? Pelas minhas contas não posto nenhum texto desde janeiro. O último foi o texto sobre inspiração que foi o texto de uma quinta-feira que é um tema livre. O porquê do meu sumiço se deu pela falta de motivação com o blog, eu tenho mania de me acostumar muito com uma coisa e com o tempo isso não me deixa feliz. Mas esses meses eu venho tendo uma vontade enorme de escrever.
Então aqui estou eu de volta pra escrever mais um texto seguindo a grade dessa segundona, última segunda-feira de maio, aqui na minha cidade está um belo dia ensolarado, perfeito pra fazer o que gosto.

Vamos lá para mais um texto!!

Estive pensando muitas coisas sobre o que escrever pra vocês e depois de muito pensar me ocorreu um insight sobre os pensamentos e me lembrei de um versículo da Bíblia que fala sobre pensamentos.
É o seguinte:

"7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8- Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." 

Estes versículos estão escritos na carta de Paulo aos Filipenses no capítulo 4 e versículos 7 e 8.

Aqui Paulo exorta aos fiéis de Filipos ao tipo de pensamentos que eles deveriam ter. Ele diz que quando estamos vivendo a paz de Deus, não só nossos corações estarão guardados dos maus sentimentos e das más emoções, mas nossos pensamentos também estão livres dos maus pensamentos.

Eu sou uma pessoa extremamente pensativa, e cresci ouvindo meu pai dizer que a minha imaginação é fértil e que penso demais, eu viajo mesmo na imaginação, penso mil coisas ao mesmo tempo e sou atormentada com muitos pensamentos meus. Isso tem o lado bom, pois se não fossem tantos pensamentos eu não teria muitas condições para escrever este blog que traz variados assuntos - cujo motivo é justamente o fato de que eu não consigo ser específica, penso de tudo um pouco; mas como quase tudo na vida tem dois tipos de resultados, tal condição tem o seu lado ruim também. Pensar muito e o tempo todo me atrapalha a desenvolver certos tipos de atividades e me afeta em alguns sentidos da vida e não é fácil ter uma mente que trabalha na "velocidade da luz". Enfim...

Atualmente as pessoas vivem ocupadas com tantas atividades, têm suas agendas lotadas de compromissos com as mais variadas finalidades e os dias de hoje requer que estejamos atentos a tudo o que acontece a nossa volta e isso acaba fazendo com que algumas pessoas tenham um ritmo de vida acelerado não somente no âmbito físico - muitos compromissos, as horas passando rapidamente, pouco tempo de descanso etc. - mas no âmbito psicológico também. Estamos acelerados mentalmente e a mente quase não tem sossego - algumas pessoas vão dormir pensando nas coisas que tem que fazer nos dias seguintes, pensando nas coisas que teve que resolver durante o dia e enquanto dormem o cérebro faz questão de trazer sonhos longos.

E falando sobre o cérebro cheio de coisas para pensar, nossos pensamentos quase que estão difíceis de serem descritos pelo tanto de coisas que pensamos ao mesmo tempo. Por exemplo algumas mulheres que trabalham pensando nas coisas que têm que fazer quando chegam em casa e nos homens que mal chegam em casa já estão pensando nas decisões que têm que tomar no trabalho.

Mas falar sobre pensamentos vai muito mais além disso.

Estamos cada vez mais sendo influenciados pelas coisas que vemos, ouvimos e fazemos no decorrer do dia. Vivemos a Era da Informação e em tudo o que é lugar tem um informação que muitas vezes nós conscientemente não conseguimos decifrar, mas nosso subconsciente decifra e guarda aquilo, que mais tarde vem a tona em nossa mente. Aqui posso incluir as informações que podem ser denominadas de mensagens subliminares ou mensagens ocultas que contem informações que só o subconsciente pode decifrar, com apenas uma piscada de olho ou num ao escutar um som uma única vez. Tais mensagens tanto podem ser positivas quanto negativas e elas são capazes de influenciar a pessoa que as decifram.

As mensagens subliminares podem influenciar as pessoas de tal maneira que elas agem colocando-as em prática sem perceberem o motivo que as levaram a fazer isso. O marketing ou a publicidade tem justamente essa função. Por isso muitas pessoas compram coisas sem saber o porquê exatamente estão comprando.

As mensagens subliminares podem se apresentar em várias conotações: conotação a fazer o bem, conotações positivas, conotação sexual, conotações de violência, conotação publicitária, entre outras.
Com isso nosso inconsciente fica cheio de todos os tipos de informações que hora ou outra irão parar no nosso consciente e nos fará pensar nisso, o que dependendo do grau de importância que damos a elas, ficarão um bom tempo na mente.

Os pensamentos são reflexos das informações que obtemos ao longo da nossa vida.


Mas afinal, o que pensar e como desacelerar nossos pensamentos nesses dias corridos??

Leia novamente o que Paulo escreveu:

"7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8- Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." 

Aqui estão as respostas.

Paulo nos diz para que tenhamos a paz de Deus, que de tão excepcional é impossível de ser entendida e até descrita por nós seres humanos. Diz ainda que devemos guardar o nosso coração e nosso pensamento em Cristo e essa recomendação nos leva a ter uma mente resguardada de toda a informação maligna e negativa que inconscientemente entrarmos em contato. Quando nosso coração está cheio da presença de Deus e nossa mente foi purificada pelo Espírito Santo, as mensagens ocultas com conotações malignas são facilmente combatidas e no nosso cérebro, pois estamos cheio de paz.
Portanto, quem estiver com a paz de Deus, consegue manter no seus pensamentos o que é bom, as informações úteis e positivas para o dia-a-dia, além de ter o sossego que um coração cheio de Deus traz a quem o tem.

E sobre o que pensar??

Bom, o que você irá pensar vai depender das informações que você obtêm e, geralmente, podemos controlar as informações que queremos ter. Se sabemos que no lugar onde temos que passar tem uma imagem que não faz bem aos nossos olhos, então não devemos passar ali procurando a imagem para ver. Se sabemos que determinado site na internet tem coisas que nos prejudicam, então podemos escolher se vamos entrar ou ignorar sua existência. Se sabemos que determinada música te faz pensar em determinada situação, temos a escolha de ouvir ou não. Se algum filme tem informações indevidas, podemos simplesmente não assisti-lo. E assim é para quase tudo, nós podemos controlar o que vamos ler, o que vamos ver, o que vamos escutar, o que vamos conversar e assim por diante. O controle sobre o que pensar começa aqui.

Quando abarrotamos nosso cérebro de informações negativas e malignas, nossos pensamentos serão negativos e malignos, não teremos muitos pensamentos que valham a pena ser refletidos. Mas quando enchemos nosso cérebro de informações úteis, boas e positivas, nossos pensamentos serão mais prazerosos, produtivos, impressionantes, criativos e muito mais.

Como Paulo nos recomendou, devemos pensar nas coisas verdadeiras, honestas, justas, puras, amáveis, de boa fama e que tenha virtudes e louvor, lembrando que para pensar nessas coisas, devemos encher nosso cérebro, nosso subconsciente de coisas boas e positivas.

Então esse foi o texto que trouxe hoje para vocês.
Comentem aí, fale pra mim sobre o que vocês gostam de pensar e sobre quais informações vocês mais procuram, gostarei muitos de saber.
Até o proximo post,
Fiquem com Deus e
Pensem coisas boas...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário