terça-feira, 31 de março de 2015

Use sua arma mais poderosa

Olá amantes da leitura!!! Mais uma terça para filosofar sobre algo da vida, não é mesmo?
Eu estive pensando sobre o que eu escreveria neste post e pensei em ler ou buscar alguma inspiração e me lembrei que estive conversando algum tempo atrás em casa com meu pai, meu irmão e meus primos sobre o quanto nós tornamos nosso cérebro preguiçoso. Falamos sobre o fato de que desenvolvemos muito uma só parte do nosso cérebro, os destros desenvolve o lado esquerdo e os canhotos o direito. Pra quem não sabe o lado direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo comanda o direito do corpo.

Com o tempo, vamos nos acostumando a usar um lado só do cérebro e ele se desenvolve enquanto o outro atrofia. Mas nem esse desenvolvimento da outra parte que mais usamos pode ser chamado de desenvolvimento de verdade pelo fato de que fazemos tudo quase que automaticamente por conta da rotina e correria do dia-a-dia.

Como estamos na Era da Tecnologia da Informação podemos ter acesso a todo tipo de informação e o lado negativo desse fato é que as informação vêm pré-prontas dependendo de pouco raciocínio para serem interpretadas e entendidas. Nós podemos conhecer o mundo inteiro através da Internet, mas toda essa informação já está ali do jeito mais fácil para ser lido e compreendido por todos, e nosso cérebro se acostuma a ter tudo praticamente pronto e quando nos deparamos com informações que requerem muito raciocínio para que possamos entendê-las já não somos mais capazes de interpretá-las de uma forma mais rápida.

O que também ocasiona a preguiça mental são as sobrecargas de informações que muitos de nós fazemos com que o cérebro suporte sem ao menos dar uma pausa para deixá-lo relaxado e descansado para mais informações. Estamos cercados de informações e nos acostumamos a obter muitos tipos de informações ao mesmo tempo. Para algumas pessoas é automático ler, fazer atividades ou conversar enquanto assiste a TV, conversar enquanto folheia revistas ou livros, conversar nas redes sociais pelo celular enquanto conversa com pessoas a sua volta, enfim. O cérebro consegue fazer com que nós façamos tudo isso de uma só vez, mas com o tempo ele vai ficando preguiçoso e nós só conseguimos dar atenção a uma coisa realmente.

O estresse do dia-a-dia também faz com que o cérebro fique relaxado, no mau sentido da palavra. 

Atualmente estamos vivendo assim, com cérebros preguiçosos. Ao ler um livro o cérebro entra no automático e nós muitas vezes nem percebemos que lemos uma página inteira e nem prestamos atenção tendo que ler novamente, pois a mente divagou e nem nos demos conta.

Esse problema - que pode não parecer de grande importância, mas que pode nos trazer prejuízos como perca de memória, diminuição da capacidade de raciocinar e consequentemente a capacidade de entender e interpretar informações mais complexas também diminui - pode ser resolvido quando deixamos de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e paramos para focar em uma, como por exemplo deixar de ler o livro enquanto assiste TV, ou deixar o celular de lado enquanto conversa com as pessoas ao seu redor.

Exercícios físicos também melhoram o desempenho do cérebro, pois os exercícios liberam hormônios que relaxam a tensão dos nervos e do cérebro. Lembram que falamos desses hormônios no post sobre o chocolate?? Lê aqui este post delicioso.

Outra atividade para estimular o cérebro é tocar algum instrumento. Ao tocar algum instrumento o cérebro trabalha áreas diferentes na tentativa de compreender o que está acontecendo externamente, além de treinar o cérebro para executar tarefas habilidosas, pois tocar um instrumento exige que todos as partes do corpo estejam em harmonia enquanto o instrumento é tocado. 

De nada adianta ter acesso a todas as informações quando se é pouco capaz de interpretá-las
Fazer atividades que estimulam o raciocínio, além de ser uma ótima opção de diversão para um momento de bobeira, é um jeito de malhar o cérebro e tirá-lo da preguiça. Jogos de memória, palavras-cruzadas, caça-palavras, leituras de textos diferentes - o blog Sobretudo, nada é um boa pedida não é mesmo tem textos diferentes que vão te fazer pensar bastante - entre outros joguinhos são grandes aliados do cérebro e você pode ter tudo isso nas suas mãos. Eu tenho um aplicativo de caça palavras e palavras cruzadas no meu celular, e de vez em quando eu baixo um jogo diferente e passo o meu tempo de bobeira (por exemplo quando tenho que esperar alguém, ou quando o professor resolve conversar alguma coisa com a turma que não seja sobre a matéria) e isso me ajuda muito, 

Vamos exercitar o nosso cérebro cada vez mais pessoal. É muito importante exercitar ele para que possamos compreender tudo ao nosso redor, pois sempre tem algo para aprender nesse mundo, além de estarmos sempre preparados para lidar com tarefas mais complexas que possam surgir. Quem usa o cérebro faz diferença!!

Até o próximo post.
Que Deus abençoe vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário