quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Delícia de bolo de fubá prático

Olá aventureiros e aventureiras!!! Hoje é a primeira quarta-feira de novos conteúdos. Vocês já deve estar sabendo o que tenho pra postar hoje não é?? Isso mesmo, tutorial. Pra quem ainda não sabe da nova grade de conteúdos leia essa página e confira as novidades. Você pode conferir as novidades também lá na página do blog no Facebook.


Não sou apaixonada só pela escrita, mas me divirto também na cozinha, por isso trouxe esse tutorial, que como vocês já viram no título, é de um bolo de fubá. Essa delícia não é tão fácil de ser feita, mas para alegria das boleiras (os) amadores como eu, ele também está naquele pacotinho de mistura para bolos tornando-o assim prático e fácil.  

Segue aqui a lista de ingredientes:

1 pacote de mistura para bolos sabor fubá (qualquer marca)
3 ovos
2 colheres de margarina
1 pitada de emulsificante (opcional)
Erva doce a gosto (opcional e caso a mistura não tenha)

Ligue o forno e unte a fôrma. Na minha opinião, as fôrmas redondas são as melhores, e a que eu mais uso é de pudim.

Batedeira ou vasilhame e colher para bater a massa.

Vamos ao modo prático de fazer

1° Passo: tenha tudo à mão.
Passo 1

2° Passo: despeje a mistura de bolo num vasilhame da batedeira ou numa qualquer.
A seguir coloque os ingredientes, não sendo necessário seguir uma ordem certa.
Passo 2

Passo 2

Nesse passo é importante verificar como os ovos estão, minha técnica é essa de colocar em um copo, ovo por ovo e ir colocando com os outros ingredientes.

3° Passo: eu misturo tudo batendo com a colher e depois bato na batedeira.
Passo 3

Passo 3

O bolo, para ficar bom tem que ter uma consistência semelhante a da foto, nem duro, nem muito ralo. Se perceber que está duro, acrescente um pouquinho mais de leite.

Para deixar o bolo ainda melhor, você pode picar pequenos pedaços de goiabada em barra no meio.

4° Passo: coloque a massa na fôrma untada e leve ao forno.
Passo 4

5° Passo: verifique se o bolo já assou.
Passo 5

Passo 5

Passo 5

Nesse passo eu não fico marcando tempo, me guio pelo cheiro. Comecei a sentir o cheiro do bolo, vou lá e dou uma olhada. Se estiver como na primeira foto desse passo, eu espeto um palito e um garfo (para não haver dúvidas) e se saírem limpinhos é porque o bolo está assado. 
Se ficar com medo de espetar o palito e ele ainda não estiver bom é só olhar na massa, se estiver com algumas rachaduras ou fez uma separação como na foto acima, pode espetar sem medo. Outra jeito também é ver as bordas do bolo, se estiverem bem amarelinhas ou laranjadas é porque dentro já está assado.
Se ainda assim o palito vier um pouco sujinho significa que o bolo tem que assar mais um pouco.
Depois de mais alguns minutos, você volta e espeta de novo sem medo de que o bolo murche (nunca aconteceu comigo de murchar). Se dessa vez o palito ou o garfo vier limpo é porque está bom.

6º Passo: Saborear.
Passo 6

Passo 6
Textura perfeita

Mesmo depois de ter cortado o bolo, passei uma cobertura nele. Eu fiz essa cobertura de goiabada em barra derretida com apenas 2 pedaços pequenos. 
Passo 6

Vale muito a pena comer esta delícia, principalmente com um café feito na hora. Huuuuummm!!! Todos aprovaram. 

Este foi o primeiro tutorial do blog e por aí vem outros onde ensino a fazer outras coisas além de gordices. Não se esqueçam de acompanhar as novidades.

Fiquem com Deus,
Até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário