sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ciência do chocolate

Olá galera que gosta muito de ler!!! Gosta mesmo não é?? Sinto-me honrada por você estar lendo este texto agora. Muito obrigada por estar aqui comigo neste blog, lendo meus textos.

Hoje é sexta-feira e como a grade de conteúdos pede, estou aqui para escrever mais um texto, e dessa vez vai ser um texto que transmite conhecimento científico. Diferente dos outros não é mesmo?? Os textos do blog até então eram mais filosóficos.

A guloseima de hoje, ops, o tema de hoje é sobre uma delícia inigualável no mundo dos doces, é o número 1 na lista de doces de mais da metade da população. O que é absurdo sobre esse doce é que existem pessoas que não acham tanta graça nele e mais ainda existem pessoas que não gostam.

Você já deve estar sabendo de que doce estou falando não é?? Isso mesmo, o chocolate.

Eu poderia falar muitas coisas que todos os amantes de chocolate já sabem, como por exemplo, é o melhor doce do mundo (pelo menos para a maioria que não fica sem), tem muitas marcas que fabrica (uma melhor que a outra em questão de sabor e qualidade), os vários tipos de chocolates que existem (chocolate ao leite, em barra, granulado, em pó, bebidas, diet, ligth, amargo, normal, branco, preto, com sabores diferente, com gostosuras dentro, enfim), os vários tipos de sobremesas que podem surgir tendo ele como ingrediente principal ou não, enfim... Nossa é muita coisa pra falar dessa delícia.

Mas estou aqui pra falar de uma coisa que muitos não sabem sobre o chocolate. Será que é coisa boa, será que é ruim?? Se deliciem com o texto para saberem a resposta.

O chocolate além de ser um doce sem comparação, é benéfico para nossa saúde emocional e psicológica sabiam?? Sabe quando comemos chocolate e temos a sensação de bem-estar, de felicidade, uma sensação prazerosa e viciante? E sabem por que as mulheres quando estão na TPM (tensão-pré-menstrual) adoram comer chocolate e comem sem limites? Tem uma explicação científica nisso.

Ao ingerirmos o chocolate, o cérebro envia ao corpo sensação de prazer e bem-estar através da serotonina e da endorfina que são substâncias criadas pelo triptófano - aminoácido que compõe a proteína dos seres vivos - que está presente no cacau.

Sendo uma monoamina - que é uma substância derivada de aminoácidos no processo de descarboxilação (eliminação de um grupo de carboxilas de um composto na forma de dióxido de carbono), a serotonina é um tipo de neurotransmissor que é responsável pela percepção e avaliação do meio onde ela está, no corpo humano.

A endorfina é um hormônio fabricado pelo sistema endócrino (glândulas como a hipófise, a tireoide, a glândula suprarrenal e outras) que são transportados pelo sangue por todo o corpo e utilizados pelos neurônios na comunicação com outras células.

O chocolate é carregado de triptófanos que após sofrer a descarboxilação produz a serotonina que é um neurotransmissor e manda a mensagem para o cérebro que através do sistema endócrino libera a endorfina que é o hormônio responsável pela sensação de bem estar, bom humor, prazer e disposição.
A endorfina também é liberada quando praticamos atividades físicas, é liberada também no beijo e no sexo, e é ela a causadora de euforia quando estamos apaixonados.

A falta da serotonina, que é fabricada pelo triptófano que é a substância presente no chocolate, causa depressão, ansiedade, baixa estima, indisposição, obesidade, enxaqueca e até esquizofrenia, pois a ausência desta substância ocasiona a ausência de endorfina porque o cérebro não está recebendo nenhum sinal que libere o trabalho das glândulas endócrinas na produção desse hormônio.

Bom tudo isso, que foi muita química e um tanto complexo de entender, é a parte boa do chocolate. Uhuuull, são muitos motivos para comer chocolate, principalmente quando bate aquela deprê sem motivo, aquela falta de ânimo inexplicável e melhor ainda quando as mulheres estão na TPM.

Mas o chocolate tem seu lado ruim também. Sééério??? Sim. Infelizmente o pó de cacau (o provedor da serotonina) é misturado a muitos outros ingredientes, tais como o leite, os açúcares e gorduras, os conservantes e outros. Na maioria dos chocolates eles estão presentes em maior quantidade que o tão benéfico pó de cacau, que é amargo.

Portanto comam muito chocolate, mantenham a depressão e a ansiedade bem longe, mas principalmente tomem cuidado com os chocolates que você compra, o mais indicado é consumir o chocolate amargo (aqueles com 60, 70 e até 80% de cacau), se for fazer bolo de chocolate é preferível comprar o pó de cacau ao invés de usar o chocolate em pó ou em barra normal.

Então é isso aventureiros e aventureiras. O primeiro post científico do blog. Imperdível não?

Fiquem com Deus,
Até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário