sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

->Dica de livro: Um Dia

Olá aventureiras e aventureiros. Hoje vim trazer mais uma dica de livro para vocês lerem. Eu li o livro, assisti o filme faz muito e gosto tanto que assisti muitas vezes em inglês mesmo e sem legenda, pois demorou pra achar ele dublado.

Como vocês já viram o nome do livro no título obviamente é 'Um Dia' em português e 'One Day' em inglês. Tem como autor David Nicholls que escreveu também o livro 'Resposta Certa' (Starter for Ten, nome original) que também virou filme, e 'The Understudy' que não foi traduzido. 

O romance Um Dia, conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew que iniciaram as aventuras que viveriam juntos depois da formatura na Universidade de Edimburgo em 15 de julho de 1988. Guardem esse dia e mês pois a história é contada com esta data mudando apenas o ano, por isso o nome do livro ser Um Dia. Dex, como o protagonista é carinhosamente chamado por Emma, explica que esse dia é o dia de São Swithin e que reza a tradição ou a lenda se chover nesse dia, choverá então 40 dias seguidos (existe essa lenda no mundo real, mas não é muito conhecida).

Esse dia ficou marcado na vida dos dois e o livro foi escrito de maneira que um capítulo é uma visão de Dex e outro de Emma, chamada de Em por seus amigos e claro por Dexter. É como se os dois se lembrassem um do outro ou se falassem ou se vissem nesse dia.

O que achei interessante é que os dois eram loucamente apaixonados um pelo outro, mas não admitiam entre si. Quase não tiveram contato físico que demonstrasse a forte atração que sempre tiveram. 

Como assisti o filme antes de ler o livro, considero que o filme é muito mais romântico e na minha opinião mais apaixonante que o livro, mesmo tendo gostado muito do livro. O filme Um Dia, lançado em 2011 pela Focus Features, dirigido por Lone Scherfig, com roteiro do próprio David Nicholls, estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess.

No filme Emma é retratada como a doce e desastrada Em que não tem experiência com homens, sendo nerd, vira professora e posteriormente uma grande escritora. Já Dexter é o típico cara popular de família abastada, bonitão, pegador que vira apresentador de TV e consequentemente com certa fama que lhe rende orgias e uma vida sem limites. 

No livro Emma é uma mulher com um pouco de experiência com homens com os quais ela passou a noite mas nenhum que tocou o coração e mudou a vida dela como Dex fez. Emma já teve seus momentos com outros homens e até foi amante do diretor da escola na qual ela era professora ao longo do tempo- que não faz parte da história no filme. 

Dexter, na história do livro, tem uma irmã e um sobrinho se não me engano, sua mãe morre, e quando Em morre, após ter brigado numa festa que ele invadiu e ter sido encontrado em casa todo machucado e muito enfermo pela ex-mulher e a filha, é levado por ela até a casa de seu pai onde passam um tempo juntos, pois os dois estão viúvos e Dex já não tem ninguém pra cuidar dele.

São muitas as partes do livro que foram desconsideradas para compor o filme e muitas cenas foram mudadas como por exemplo: no casamento da amiga de Emma, ela e Dexter entram num labirinto do jardim do local e seguem por ele conversando enquanto que no filme eles apenas vão ao terraço da laje do prédio.

O livro é perfeito para quem gosta da história. Amei ter lido o livro que foi presente de aniversário da minha irmã para mim (obrigada mais uma vez), ele me fez entender algumas coisas do filme que eu não tinha entendido.

Então é isso pessoal, 
Fiquem com Deus,
Até o próximo post,
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário