quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A culpa é de quem mesmo?

Olá aventureiros e aventureiras, me desculpem por ter ficado muito tempo sem postar, estava sem inspiração para escrever. Mas estou aqui novamente e trouxe este texto para compartilhar com vocês. Vocês que me acompanham no Facebook deve ter visto os versículos que postei como dica de tema para o post. Pra quem ainda não curtiu a pagina Sobretudo, nada no Facebook curta lá. Então lá vai o texto de hoje.

Quando eu era criança ouvi muitas vezes meu pai contando a seguinte história:
'Certa vez um homem no seu trabalho foi repreendido por seu chefe e isso o deixou nervoso. Quando ele saiu do trabalho, já no trânsito, um dos motoristas o xinga por ter cometido uma infração por já estar estressado. Chegando em casa estressado pelos fatos acontecidos, sua mulher vem até ele reclamando e discutindo, e isso aumenta sua ira. Logo após, seu filho também reclama. O cachorrinho da família chega até ele batendo o rabo e querendo brincar, mas estando o homem já irado e estressado dá um forte chute no cachorro'. (Parafraseado)



Mas e aí, a culpa é de quem? Do cachorro é que não é.

Quando estou sobrecarregada de coisas ou muito irritada tenho duas reações: ou eu desconto tudo na coisa ou na pessoa que me fez ficar irritada ou eu peço desculpas e fico na minha angústia que é insuportável. Mas essas reações sempre me fazem pensar nessa história. Isso me traz uma reflexão profunda e acabo me sentido insuportável por estar irritada com algo ou alguém que na grande maioria das vezes não teve culpa por me deixar assim. Ao me sentir insuportável por ter colocado toda a culpa por minha irritação em outras pessoas ou coisas acabo por tentar me acalmar, pois sei que a culpa da ira é minha, mesmo que a minha irritação tenha sido causada por influência externa. Mas se eu tivesse mais paciência, mais humildade e bondade não me deixaria irritar tão fácil assim.

Levando isso para um âmbito maior, sei que todas as pessoas têm muitos momentos como esse que eu passo.

Sempre que algo nos chateia ou nos tira a paz, nós, seres humanos, temos a tendência de ficar tão irritados com isso, que culpamos tudo ao nosso redor, nos estressamos e alguns até chegam a amaldiçoar tudo ou culpar Deus. Nós acabamos colocando a culpa por nossa falta de paz e de paciência diante dos problemas e obstáculos em algo ou alguém a nossa volta.

As vezes todos estamos tão ocupados com algo que é só alguém falar conosco tirando nossa atenção que isso vira motivo de discussões, de raiva e de irritação. E nem me fale dos momentos em que depois que alguém nos faz algo, tudo que estamos fazendo naquele momento parece não dar mais certo. Aí sim é briga para cá, palavrão para lá e no fim uma pessoa com raiva da outra.

Isso tudo porque perdemos nossa paciência e nossa paz, e tudo porque perdemos a capacidade de pedir perdão e perdoar ou de simplesmente reconhecer que a culpa da nossa irritação é toda nossa e não de outras pessoas, pois se tivermos um coração paciente, humilde e bondoso, qualquer pessoa que intervém na nossa vida ou qualquer coisa que nos atrapalha em um momento que só queremos que tudo dê certo não vai conseguir tirar nossa paz a ponto de sairmos culpando Deus e o mundo por tão pouco, mesmo que seja muito.

Então é isso aventureiros e aventureiras, vamos praticar o que está escrito no livro de Levítico no capítulo 5 e verso 17: "E, se alguma pessoa pecar, e fizer, contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo será ela culpada, e levará a sua iniqüidade;". Quando fazemos algo que fere os mandamentos do Senhor, somos culpados e se deixar ser irritado a ponto de colocar a culpa em tudo e todos fere o mandamento que diz: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". (Mateus 22:39 b).

Vamos cultivar a Paciência que é um dos frutos do Espírito Santo pois como está escrito em Romanos, no capítulo 5 e nos versículos 3,4 e 5: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". Quando temos paciência alcançamos experiência para sabermos lidar com as dificuldades do dia-a-dia e com tudo aquilo que tenta nos tirar a paz, e alcançada a experiência temos esperança de que vamos morar nos altos céus e a esperança não nos deixa ter uma vida com comportamentos que não agradam a Deus aqui na Terra

Fiquem todos com Deus,
Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário